Publicado em

LIMPEZA DE PELE

LIMPEZA DE PELE

A limpeza de pele é um tratamento indicado para remover as impurezas da pele, promover a limpeza dos poros e evitar o ressecamento e a oleosidade excessiva. A limpeza de pele é uma ação fundamental para quem quer manter a pele saudável.

A pele precisa respirar e renovar suas células, mas para isso ela precisa ser bem tratada, sendo um dos cuidados básicos a realização adequada de sua limpeza. Esse procedimento visa retirar as células mortas da epiderme, eliminar os resíduos de maquiagem e poluição e ainda prevenir a incidência de cravos e espinhas e demais problemas que podem vir a ocorrer em uma pele com impurezas.

É importante saber que dormir de maquiagem ou sem limpar o rosto causa obstrução dos poros, além de deixar a pele opaca e sem vida, contribuindo para o seu envelhecimento precoce.

A dica é: nunca durma com maquiagem no rosto, mesmo que esteja muito cansada. no dia a dia corrido e estressante, é comum as pessoas se esquecerem dos cuidados que a pele merece.

Você tem a opção de realizar uma limpeza profunda em uma clínica especializada ou realizar uma limpeza básica diária, podendo ser executada por você mesma, o importante é manter a pele limpa, esfoliada e hidratada.

A higienização profunda da pele é a primeira fase da limpeza. Esse procedimento prepara a pele para adquirir o tratamento que ela necessita, pois uma pele suja não trará resultados positivos e resultará em perda de tempo.

Essa higienização deve ser realizada com produtos de preferência hipoalergênicos, produtos que evitam alergias.

A higienização deve ser realizada da seguinte forma:

– Use um algodão com óleo demaquilante se for o caso

– Aplicar uma espuma de limpeza facial ou loção de limpeza para retirar as impurezas e, com ambas as mãos distribua sobre a face e pescoço. Após com buchinhas e água, retire a loção e em seguida seque com papel absorvente.

– Aplicar uma loção antisséptica, ensopando um algodão com a loção e deslizando sobre a pele para retirar os resíduos da emulsão de limpeza.

Esfoliação

Segundo dermatologistas, a esfoliação renova a pele, estimula a circulação e clareia as manchas. Além disso, o processo remove células mortas e afina parte superficial da pele para a chegada dos cremes emolientes.

Os cosméticos usados nesse processo contem grânulos esfoliantes, a base de silica (bolinhas que parecem grãos de areia). Durante a aplicação do produto, o ideal é promover a esfoliação com movimentos leves e circulares para não agredir a pele.

Este procedimento deve ser realizado apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias, porque em excesso, pode levar a um quadro de ressecamento e coceira.

Emoliência

Emoliência é o processo em que se utiliza um creme ou uma loção, geralmente embebido em gases ou compressas de algodão para reidratar a pele.

A emoliência cobre todo o rosto com o objetivo de restaurar a oleosidade devido ao ressecamento da pele. Possui também a função de amolecer cravos e espinhas.

Máscara calmante

Nesta etapa, aplica-se no rosto uma máscara, deixando-a por cerca de 10 minutos. Essa máscara possui substâncias calmantes como camomila, calêndula, tília, azuleno, pepino, malva, erva doce, entre outros. Essas substâncias agem como anti-inflamatórios que diminuem o inchaço e a vermelhidão da pele. Além disso, hidratam e controlam a sua oleosidade.

Hidratação

Para finalizar a limpeza da pele, aplica-se uma camada de creme ou loção hidratante com FPS (Fator de Proteção Solar) após a máscara calmante.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

1- Nem todos podem fazer a limpeza de pele. Pessoas que possuem a pele com muitas espinhas amareladas, devem evitar o procedimento. Nestes casos, o ideal é buscar um tratamento com dermatologista.

2- A limpeza de pele não é recomendada para pessoas que estejam bronzeadas. O contato da melanina com substâncias mais agressivas da limpeza pode causar algumas manchas na pele.

3- Da mesma forma, após a limpeza de pele, evite tomar sol. A pele ainda está muito sensível e o ideal é esperar 48 horas para se expor novamente. E quando sair de casa, não se esqueça do filtro solar, com no mínimo 15 de fator de proteção.

4- As grávidas devem evitar o tratamento de pele, a não ser que já estejam habituadas a realiza-lo. Não por questões técnicas ou químicas, mas sim pelo fator psicológico, pois os médicos preferem evitar que grávidas sintam dores ou passem por estresses.

Independente da estação do ano é fundamental adotar alguns cuidados básicos com a pele para mante-la sempre limpa e saudável. O ideal é executar todos os dias pela manhã e à noite um processo curto e rápido de limpeza de pele. A limpeza diária ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Limpar o rosto pela manhã remove as secreções eliminadas durante a noite. Siga o passo a passo para cuidar do seu rosto assim que acordar:

1- Prenda os cabelos

2- Molhe o rosto com água morna ou fria, evite lavar o rosto com água quente, pois resseca a pele e com o tempo contribui para a formação de rugas. Aplique o sabonete neutro fazendo movimentos circulares por todo o rosto, não coloque peso nesse movimento, o correto é utilizar apenas os dedos.

3- Enxugue bem o rosto, não deixe nenhum resíduo do sabonete na pele para evitar reações alérgicas.

4- Seque com uma toalha pessoal e destinada para este fim.

5- Hidrate com loção ou creme apropriado para o seu tipo de pele. Veja o artigo pele e tipos de pele

Durante o dia, o nosso rosto fica exposto a impurezas que penetram na pele, provocando a obstrução dos poros e até irritações. Portanto, é extremamente importante realizar um processo de limpeza especial à noite.

Veja o passo a passo:

1- Prenda os cabelos

2- Molhe o rosto

3- Aplique o produto de limpeza de pele como creme, gel, ou loção e fique atento ao tempo que deve permanecer com o produto, seguindo as instruções do fabricante.

4- Remova o produto com algodão fazendo movimentos de baixo para cima.

5- Enxague bem o rosto

6- Seque o rosto e aplique um tônico para ajudar a fechar os poros.

7- Para finalizar aplique o hidratante.

DICAS IMPORTANTES

– Nunca saia de casa, ou se exponha aos raios solares sem filtro solar;

– A idade ideal para iniciar a primeira limpeza de pele é na adolescência;

– Hidrate o rosto e o pescoço após a limpeza matinal e noturna;

– Use produtos adequados ao seu tipo de pele e idade;

– Pele oleosa: Devem ser tratadas com produtos sem álcool, a base de gel ou “Oil free” (Produtos livres de óleo). Não lave mais do que duas vezes ao dia e use sabonetes com substâncias mais secantes;

– Pele seca: Usar produtos a base de creme, os produtos devem conter, derivados a base de super hidratantes e usar sabonetes mais nutritivos, mas que não sejam muito tensoativos, ou seja, aqueles que fazem muita espuma;

– Pele mista: Devem ser tratadas tanto quanto as demais peles, sendo um sabonete sem muita concentração de aditivos. o ideal é um que tonifique;

– Usar água na temperatura natural;

– Seque o rosto de leve, jamais esfregue, pois o forte atrito estimula as glândulas sebáceas a produzirem uma quantidade excessiva de óleo.

Como retirar a maquiagem

– Use demaquilante;

– Identifique o tipo de pele;

– Pele seca: Usar demaquilante mais oleoso;

– Pele oleosa: Usar um produto menos oleoso e mais leitoso como uma loção;

– Lave o rosto com sabonete líquido para tonificar e hidratar a pele;

– Nunca durma de maquiagem.

Nota: Todos artigos que escrevo, são baseados em cursos, leituras e pesquisas na internet.

Espero que gostem, pois são informações que considero relevantes para saúde da nossa pele.

 

Deixe uma resposta